O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do e-book de mesmo nome publicado em 18/05/2011. O download gratuito do livro "A arte da Excelência" e outros conteúdos de destaque permanente estão logo abaixo, no lado direito da página. Para ser informado das novas postagens do blog cadastre seu e-mail ou curta nossa página no Facebook. Para entrar em contato conosco escreva para artedaexcelencia@gmail.com. Um grande abraço e viva com Excelência!

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Você conhece "A fada da felicidade"?

 Meus caros:

   Calma, não vou falar nessa postagem sobre personagens imaginários e suas relações com a busca por uma vida feliz. Até que seria um tema interessante para alguma digressão, mas a questão aqui é muito mais simples. Estou escrevendo essa postagem para fazer um convite de leitura do e-book infantil "A fada da felicidade", que escrevi junto com minha filha de 5 anos e a partir de hoje está disponível para download aqui no blog, no lado direito da página, inaugurando o Espaço kids da Excelência. A versão desse livro, diante das ilustrações, é exclusivamente em PDF. Há também uma versão em videobook para assistir no nosso canal no youtube, com narração da própria "fada da felicidadade".

   Essa é uma obra artesanal, mas nem por isso deixa de ser especial. Fiquei na dúvida, no início, se deveria fazer algo mais elaborado. Certamente minha filha iria gostar do resultado. Mas no fim conclui que o principal nesse projeto era mostrar que com simplicidade podemos conseguir também um resultado muito interessante. Obviamente que pelo menos um exemplar em papel foi feito, na impressora aqui de casa. A vontade de levar o material para a escola era grande. E o resultado, com a leitura do livro em sala de aula, foi muito positivo. O exemplar ficou na escola. Seguiu para a Diretoria, o que nem sempre é notícia ruim.

   Para quem se interessar em brincar com seus filhos de escrever livros digo que foi para mim algo muito divertido. A ideia veio de minha filha. Sempre que a gente lê um livro ela quer saber também do escritor e do ilustrador. Outro dia ela disse que quando crescesse também escreveria um livro. Eu falei prá ela que eu já tinha escrito um livro, mas era para adultos, sem figuras. Ela disse que o dela ia ser prá crianças, com muitos desenhos. Então eu disse que ela já podia escrever o livro. Como ela ainda não sabe escrever eu sugeri que a ajudaria com as palavras. E ela faria as ilustrações. Surgiu o tema das fadas. Depois da felicidade, quando falei sobre o que tratava meu livro "A arte da Excelência". Disso nasceu a história, com ela me contanto como era a felicidade para uma criança. A maior surpresa veio no final, quando ela afirmou que era ela própria a fada da felicidade. Eu observei que ela tinha razão, já que cada um é o grande responsável por sua própria felicidade. 

   Sobre como "brincar" de escrever um livro eletrônico com seu filho a dica é muito simples. Dê uma olhadinha no livro "A fada da felicidade" para ter uma ideia do resultado final. O que fizemos foi primeiro escrever o texto no editor do computador, usando a página no formato paisagem dividida no meio, ou seja, em duas colunas. Ajustamos as margens todas para 1,5 cm e deixamos o texto bem no alto. Imprimimos as folhas em papel A4 e cortamos ao meio. Daí minha filha fez os desenhos conforme sua inspiração para o texto de cada página. Ao final eu fiz uma edição básica copiando e colando os desenhos no "boneco" do livro feito no editor de textos, gravando a seguir o arquivo em PDF. Uma outra solução era escanear tudo na sequência das páginas em um único documento PDF e pronto. As páginas soltas transformam-se em um livro eletrônico. 

   A versão em videobook exige um pouco de domínio de ferramentas de edição de vídeo e áudio no computador. Mas nada muito complexo. A sugestão é escanear as páginas do livro original em .jpg, formato 15 x 21. Depois gravar o som usando algum gravador de voz no celular. O melhor é gravar cada página em um arquivo separado. Vai facilitar na hora de unir as imagens com o som. Depois é só usar um programa de edição de vídeo. Eu usei o windows movie maker, que já veio com meu computador. Uma dica para melhorar a edição do som é usar o programa gratuito audacity. Mas para editar sons em mp3 ou mpeg-4 você terá que instalar os plugins desses formatos. Depois que conseguir instalar a edição é muito fácil. 

   O link https://drive.google.com/file/d/0B8dnrDVkyTsjUUlMcDVUd0h0bnc/view conduz ao e-book "A fada da felicidade" em pdf. A dica é fazer o download no tablet, celular ou computador para ajustar ao tamanho da tela. Direto na visualização do computador a imagem fica muito grande e não permite ajustes.

   Para a versão em videobook, via youtube, acesse https://youtu.be/rIZ3O8DydUM

Um grande abraço, 

Emmerson Gazda

2 comentários:

  1. Que lindo! Belo exemplo que inspirará outras famílias! Me emocionei ao ler a história e a mensagem deixada de forma tão encantadora! Parabéns! (Gisele)

    ResponderExcluir

"A arte da Excelência" é um projeto sem fins comerciais destinado a gerar reflexão e ações concretas para a realização pessoal e profissional.